16.7.04

Corpo são, mente sana

Vai chegando a metade do ano e a maior preocupação para algumas mulheres é o fato de que o verão está cada vez mais próximo. Enquanto a mente fica fixada no tanto de calorias que aquele foundue te acrescentou, o corpo fica cada vez mais feliz por estar trabalhando sua digestão, alimentando suas células adiposas, guardando muita energia para a hibernação que está por vir.

Sim, hibernação, porque pelo tanto que se come no inverno, não é no verão que você vai sair de casa. Aquele calor que pede roupas tão arejadas e confortáveis não combinam nem um pouco com aquela barriga caindo para fora do shorts.

Começa, então, a Síndrome do Corpo Perfeito. E a parte mais interessante disso tudo é que, embora saibamos que tudo o que comemos - com muito gosto, preciso dizer - não vai embora milagrosamente  (sim, aquelas batatas recheadas com creme de camarão que tanto te esquentaram no inverno vão estar muito bem alojadas na sua bunda), ainda cremos que, de uma maneira ou de outra, em um mês teremos o corpo da Luana Piovani.
Uma relação de culpa surge tão rápido quanto aquele calor de agosto (convenhamos, moramos no Brasil, mal há inverno em julho) e ficamos, subitamente, neuróticas. Começamos dieta, academia, leitura dinâmica de revistas especializadas (que mais servem para nos deixar ainda piores) e a bola de neve, ou de banha, começa a crescer. Quando mal vemos, estamos desnutridas, relativamente magras, morrendo de dores no corpo porque ninguém é atleta pra ficar duas horas na academia - ainda mais depois de meses parada, e devorando uma barra enorme de chocolate no final de semana.
Sou totalmente a favor de ficar saudável, linda, estonteante, torneada e tudo o que é fútil mas que nos deixa contente. Mas essa neurose acontece uma vez por ano e todos voltam à rotina normal. Então, ou vá se cuidar o ano todo, ou acostume-se com seu corpo. Se até a Luana Piovani acha que o corpo dela nem está essas coisas, nós, meras mortais, não somos tão loucas assim.
Aí vem a escolha: corpo são, mente sana, ou neuroses um vez ao ano e aquele corpão preguiçoso. Sinceramente? Eu não troco a cerveja com batata frita no final de semana por nada desse mundo. Mesmo que custe algumas horinhas na academia.

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com