16.7.04

Aprecie com moderação

Atualmente, a última tendência de “comportamento” pregada por gurus de RH e motivadores de um modo geral é a moderação. Teoricamente, levando uma vida mais moderada você encontrará o equilíbrio e a felicidade.

A moderação te levará a lugares em que poucas pessoas já estiveram. Trabalhe com moderação e afinco e seu emprego estará garantido. Leve uma vida mais regrada: faça exercícios e cuide da sua alimentação. Seja saudável. Assista televisão, leia o jornal e a revista Veja para se manter atualizado. Use seu computador de forma educativa. Aprenda, continue a estudar. Durma mais para se preservar. Cuide de você, preste atenção na sua estética. Leia um livro. Plante uma árvore. Faça trabalho voluntário. Prospere e retribua à sociedade.

Mas não se torne uma pessoa chata. Socialize-se, integre-se e divirta-se. Tenha uma conversa interessante, mas não muito pesada. Mas tenha o seu ponto de vista. Se você namora, invista no seu relacionamento. Mas não se esqueça de cultivar velhas amizades. Se você não namora, entre em alguns relacionamentos casuais para se entreter. Mas não muito! E encare a sua vida de solteiro com a alegria de um prisioneiro fora da cadeia. Se você tem filhos, não se esqueça de passar um tempo com eles. Quality time, eles dizem. Dê atenção para a sua família. Mas não se esqueça de cuidar da sua individualidade. Se quiser, fume, mas o Ministério da Saúde adverte: o cigarro pode causa infarto. Beba cerveja – mas aprecie com moderação.

Para mim, esse aviso – “Aprecie com moderação” – é uma grande voz de prisão da modernidade. Ele diz: goste de alguma coisa, mas não muito. Leve uma vida blasé. Controle-se, restrinja-se, e você será feliz.

Olhando para todas as atividades acima, vejo que a pessoa moderna só vai chegar a um lugar: o hospício. É fisicamente impossível fazer tudo isso! (ainda mais se considerarmos o número de horas que passamos trabalhando). E, honestamente, eu penso: pra quê?

A vida é feita de ciclos e atitudes. Existem momentos em que você realmente vai se dedicar mais à sua saúde. Mas a hipótese de nunca mais comer um bolo de chocolate é aterrorizante! Se formos acompanhar todas os meios e veículos de comunicação para nos mantermos atualizados, ninguém fará mais nada da vida (além de tomar remédio para dor de cabeça). E nem todos os livros publicados são bons.

Por isso eu digo: não aprecie nada com moderação! Pois aí está a graça das coisas. Se quiser cuidar de você, malhe por 3 horas seguidas. Quer ser promovido? Então, por que não fazer hora extra no trabalho? Está triste? Por favor, vá tomar um sundae. E me chame.

Escolha suas prioridades, suas paixões, e viva em paz com isso. Toda ação tem uma reação. Encare as conseqüências de suas decisões. Crie a sua versão do que é “sucesso” para te guiar. E entenda que, eventualmente, essa versão vai sofrer algumas alterações. A felicidade não é uma equação padronizada. Às vezes seu namoro é prioridade; às vezes são seus filhos; às vezes são seus amigos, sua família. Às vezes é só você.

E às vezes, não existe nada mais gratificante do que uma boa bebedeira, seguida de 2 horas de sono e olheiras no trabalho no dia seguinte.

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com