17.8.04

A empatia do fator casal

Vejo com uma certa freqüência uma diferença bem grande entre os dois componentes de um casal. Não somente o fato de ser um homem e uma mulher (esse texto é especificamente heterossexual) mas em como os outros enxergam ambos e como eles acabam por enxergar os outros.

Na maioria das vezes quando conhecemos um casal temos uma empatia maior pelo homem. Se for mulher, ela acha o cara mais interessante porque, de cara, a namorada dele não vai gostar dela. Se for homem, vai conversar mais com a parte masculina do casal porque não pegaria bem falar demais com a parte feminina.

Mas creio que vai mais longe que isso: as mulheres que namoram sempre são colocadas como ciumentas, chatas, a parte ruim do casal. O cara, de longe, é super bacana, se relaciona bem mas claro, tem uma coleira em volta do pescoço prestes a ser puxada caso aconteça alguma coisa que não deva.

Não coloco essa situação como uma anti-mulher, mas na maioria dos casos, para não dizer todos, em que conheço um casal, o cidadão sempre é mais bacana, mais interessante, mais conversável. Será que é por que eu sou mulher? Acabo me interessando inconsciente e fisicamente pelo homem, mesmo que não exista nada de sexual nisso? Ou já evito conversar com a namorada para que não fique com qualquer possível raiva de mim?

É horrível pensar que, eu mesma, enquanto mulher, ache que as mulheres são aquelas que sempre vão desconfiar, sempre ficarão com um pé atrás, sempre vão te olhar por cima pra já garantir que aquele território é delas. Ou sou ingênua a ponto de achar que todos os caras comprometidos são super legais porque não vai ter nenhum problema de ordem sexual comigo e logo, posso já chegar como amiga.

Aí caio em mim: será que assim como as outras mulheres comprometidas que vejo sou também manipuladora, neurótica, marcadora de território e extremamente antipática com as outras e outros também? Será que um relacionamento de duas pessoas não pode ser equivalente em agradabilidade para outrem?

Ou talvez seja minha cara mesmo, que tanto para as namoradas quanto para os outros, faça com que instantaneamente me transforme em alguém com quem não queira conversar. O que potencializa ainda mais toda a extroversão do meu namorado. Talvez eu esteja enxergando tudo isso por um espelho e que, no fundo, todas as namoradas são realmente super legais. Ou escrotas com quem não se deva conversar mesmo.

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com