Alta Ansiedade
Todo dia no trabalho eu tiro meus anéis e ponho na mesa. Daí eu coloco um dos anéis em um dedo – não o mesmo no qual ele estava antes. Em seguida, coloco o outro. Logo depois tiro. Comecei a escrever essa frase com 2 anéis e já tirei os dois. Fico o dia inteiro assim.
Além de eu já ter usado meus dois anéis em todos os dedos da minha mão, isso acabou me confirmando o óbvio: eu sou uma pessoa muito ansiosa. Honestamente, acho que estou a um pulo de ter ADD (Attention Deficit Desorder, aquela doença em que você não se concentra em nada).
A ansiedade é algo bem complicado. Já tive gastrite e passei a ir à manicure toda semana para parar de roer a unha. Mas isso não é nada.
O pior problema de ser ansiosa é que eu penso. Eu penso muito, eu penso em tudo, eu arquiteto possibilidades, crio diálogos, imagino resultados. Eu me martirizo quando eu sei que tenho que fazer algo, mas simplesmente não consigo. Eu tenho que sempre fazer o plano do plano do plano. Eu planejo para todos os prazos, curto, longo, longuíssimo. E vou mudando os planos a cada segundo, em função de qualquer acontecimento. Em uma semana, existem mil possibilidades para uma noite de sexta feira. E eu só vou decidir na sexta feira a noite, mesmo tendo pensado nisso desde terça.
Por exemplo: a viagem que eu penso em fazer no ano que vem. Eu tive a idéia em janeiro. Em março ou abril eu visualizei o que ia fazer e me propus a começar a ir atrás disso em julho. Agora, quase setembro, depois de finais de semana paranóicos procurando informações na Internet, estou ansiosamente esperando respostas.
Calma, eu não sou tão neurótica quanto pareço. Aprendi que, para pessoas como eu, o melhor jeito é não se preocupar muito. Temos que exercitar a nossa falta de controle. Eu sei que vou pensar incontrolavelmente sempre. Mas agora, eu só deixo o meu pensamento agir quando for realmente necessário. Não adianta ficar se questionando a respeito de coisas sobre as quais você não tem realmente muito que fazer, ou com as quais você não se importa. E quando paramos para pensar, nós não nos importamos de verdade com tanta coisa assim.
Porque quando a intuição bate e eu tenho certeza do que eu quero – e há poucas vezes assim na vida – aí eu tenho que me controlar de verdade. Como a viagem para qual eu já visitei 519 sites, mandei 392 e-mails e tracei aproximadamente 837 roteiros. Agora meu esforço será o de manter a tranqüilidade e esperar as respostas que eu preciso. Para então, criar mais e mais possibilidades.
Ainda bem que eu só uso dois anéis.
<< Home